top of page

Quem somos

O Instituto Hahnemanniano do Brasil é uma sociedade civil, de caráter científico cultural, sem fins lucrativos, fundado em 02 de julho de 1859, reconhecido de Utilidade Pública pelo Decreto Lei numero 3.540, de 25/09/1918, com sede própria à rua Frei Caneca, 94 - Centro - Rio de Janeiro - Brasil.

Ao longo de nossa história, grandes nomes da medicina abraçaram a causa da Homeopatia popular, contribuindo em prol da pesquisa e do atendimento gratuito aos menos favorecidos pela sorte. 

O I.H.B. mantém o ensino e aperfeiçoamento permanente da prática Homeopática, mediante a realização de cursos, palestras e eventos, cuja direção geral compete ao seu Presidente e obedecem às resoluções do Conselho Federal de Medicina e às do seu Estatuto.

O Instituto adota um símbolo com a figura de um cacique, sobre uma região terrestre, que representa o Brasil, empunhando uma cruz, símbolo da fé cristã, sob a águia de Hahnemann, dilacerando a serpente de Galeno.

Os membros titulares usam em atos solenes, a medalha do Instituto, cujas características são:

Dourada, em forma circular medindo 48 milímetros de diâmetro;
Anverso: ao centro, sobre o fundo liso, a efingie de Hahnemann, de perfil voltado para a esquerda, em relevo e circundada pelas seguintes inscrições separadas por estrelas:

Instituto Hahnemanniano do Brasil
1859
S. Hahnemann

Reverso: a figura do contorno geográfico do Brasil, encimada pela inscrição:
"SIMLIA, SIMILIBUS, CURENTUR"

Passador dourado.
Fita chamalotada, com sete filetes das cores da Bandeira Nacional. 

Estatuto
Para visualizar o Estatuto do IHB, em sua versão completa, clique no link abaixo:

Estatuto IHB - Completo [PDF - 152kb] 

Caderno

Estatuto

reunião de negócios

Diretoria

caneta tinteiro

Regimento Interno das Eleições

medalhada-editada.png

Membros titulares

bottom of page